Compras ♥

TUDO SOBRE A BLACK FRIDAY 2014

22:27




Atualmente o assunto mais comentado é a tal BLACK FRIDAY já perceberão?! Só se fala nisso em propagandas, comerciais, programas de televisão, telejornais. E isso porque o assunto envolve liquidação e falcatrua. Exatamente, muita falcatrua. Então antes de sair gastando suas economias e ir comprando em qualquer site ou lojas vamos entender o que é a Black Friday, quais as lojas participantes, os reais descontos e é claro o que realmente vale a pena comprar. De que adianta alguém lhe vender um super cachecol pela metade do preço se estamos em pleno verão de torrar os cabelos? É necessário ter bom senso e pense: se não for esse ano... ano que vem você pode comprar... a Black Friday acontece 1 vez ao ano ;)

-----------------------------------------------------------------------------------------


Black Friday ou Sexta-Feira Negra é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças que é a 4°sexta feira do mês de Novembro. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e inclusive no Brasil.

Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia 3 , quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento.

Alguns anos depois, Black Friday foi o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior faturamento e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência, para atrair o maior número de consumidores através de Milhares de pessoas aguardam em filas enormes. Embora não seja um feriado, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.




O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. 

No Brasil a Black Friday é conhecida como o dia de descontos pela metade do dobro. ( Isso por causa das falcatruas) O problema sério que ocorre no Brasil são os descontos "maquiados", ou seja, as lojas sobem o preço uma semana antes do Black Friday e baixam no dia do evento alegando "mega descontos". É a e que é preciso estarmos com os olhos abertos e atentos. O ideal é ja sabermos os preços dos produtos em que queremos comprar, assim corre menos risco de ocorrer uma compra ruim.

De acordo com um estudo feito pela Opinion Box em parceria com o Mundo Marketing, três em cada quatro internautas brasileiros pretendem aproveitar a data em 2014 para realizar compras online. Apesar de vários outros números positivos apresentados pela pesquisa, foi constatado que 42% dos entrevistados ainda desconfia dos descontos oferecidos no Black Friday.3

Uma das maiores reclamações dos consumidores é a maquiagem de preços - tática utilizada pelos e-commerces pra vender mais sem ter que necessariamente diminuir os valores. Funciona da seguinte forma: O lojista sobe arbitrariamente o preço do produto dias ou uma semana antes do Black Friday. Dessa forma, no dia 28 de novembro, ele pode dar um desconto muito grande no produto, e o consumidor acreditará estar levando vantagem.

Várias lojas têm criado suas campanhas baseando-se no fato de que não fazem maquiagem de preços, e que suas ofertas são realmente preparadas para o Black Friday. Para evitar cair na fraude, o consumidor pode contar com alguns agregadores de descontos e cupons, que garantem reunir as ofertas verdadeiras. Um deles, Cuponation, fez sua divulgação do Black Friday 2013 com a campanha 'Black Friday sem pegadinha', que garantia reunir apenas as ofertas reais e honestas, além de distribuir cupons extras para as compras.

- DICA: O site da Black Friday oficial divulga as melhores lojas participantes com descontos.  Vamos a elas:



Se ainda ficou alguma dúvida corre la no site e veja outras lojas participantes separadas por departamentos: http://www.buscadescontos.com.br/blackfriday/ofertas/categorias

Para os compradores compulsivos as Lojas americanas iniciaram hoje a RED FRIDAY ( dia vermelho) ofertando produtos com até 80% de desconto a partir de hoje. Corre lá. (aqui )


Pessoal falta pouco para o grande momento (+ ou - 1:30) se vocês estão em épocas de compras assim como eu (montando enxoval) corram, estudem, pesquisem, compare preços... gastem com consciência. Não dá para se arrepender depois né?!



VEJA TAMBÉM...

0 Comentários

Comentem aqui!

Contatos ♥